segunda-feira, 9 de maio de 2011

10ª Peregrinação do Glorioso São Sebastião em Belém.

Imagem peregrina de São Sebastião chega à Belém.
Como acontece desde 2001, a Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arari traz a imagem peregrina do Santo à Belém para visitar órgãos públicos, privados e residências de centenas de devotos da capital.


A chegada da imagem com os foliões, será amanhã (11/05), às 17h na escadinha do cais do porto, na Praça Pedro Teixeira, ao lado do Teatro Maria Silva Nunes da Estação das Docas.

A Imagem Peregrina ficará em Belém até o 12.06.2011. Durante este período será acompanhada da Comissão dos Foliões, rezando ladainhas em latim com sotaque caboclo, cantando folias e divulgando a religiosidade e a cultura Marajoara.

Em 2008 foi criada uma comissão de apoio, agora constituída com Estatuto, registro em cartório, CNPJ e a eleição de uma diretoria provisória que está coordenando a 10ª Peregrinação, o grupo este ano objetiva reforçar a campanha que visa o Registro da devoção à São Sebastião no Marajó pelo IPHAN, tendo como referência a devoção em São Sebastião de Cachoeira do Arari, mas que ocorre em 96 lugares de todos os 16 municípios marajoaras.

Patrimônio Cultural Imaterial.

A Festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari é considerada Patrimônio Cultural do estado do Pará, pela Lei Estadual 7.377 de 06.01.2010 quando os devotos do santo tiveram a alegria de verem o governo do Estado sancionar a lei que reconheceu como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará a Festa de São Sebastião, do município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó.


Anualmente realizada no Município de Cachoeira do Arari no Marajó, a Festividade de São Sebastião foi sancionada como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará no ano de 2010 pela então governadora, Ana Júlia.


A proposta de lei foi apresentada pelo ex-deputado estadual Carlos Martins (PT), aos seus pares na ALEPA, atendendo aos pedidos feitos pela Irmandade de São Sebastião de Cachoeira do Arari e diversos devotos do santo.

Desde 2004 o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional realiza inventário e está elaborando dossiê visando o Registro no Livro do Tombo das Celebrações do Instituto como Patrimônio Imaterial da Cultura Nacional. Tal estudo já resultou em alguns produtos como: O Filme “O Glorioso” do Cineasta Canadense Garvin Andrews e diversos Livros, CDs e DVDs mostrando a devoção marajoara.

Ademar Leão Feio. (91) 3241-8634.

Carlos Alberto Leão (Albertinho). (91) 8821-6263

Mercês de Maria Araujo Cardoso Costa. (91) 84011630 / 88018938.


Siga-nos no twitter e seja nosso amigo no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário