sábado, 2 de fevereiro de 2013

Cordão do Gallo


Cordão do Galo anima festa em Cachoeira do Arari

Sexta-Feira, 18/01/2013, 11:38:43 - Atualizado em 18/01/2013, 11:38:43
Tamanho da fonte: A- A+
Cordão do Galo anima festa em Cachoeira do Arari (Foto: Dário Pedrosa)
Arrastão animou os brincantes em Cachoeira do Arari (Foto: Dário Pedrosa)
A cidade de Cachoeira do Arari foi acordada na manhã desta sexta feira, 18, pelo arrastão cultural do Cordão do Galo. O evento já se configura uma tradição que integra uma das manifestações em homenagem ao glorioso São Sebastião, santo considerado protetor dos vaqueiros do Marajó e que que é comemorado no próximo dia 20, domingo.
Ronaldo Silva, um dos organizadores do arrastão, integrando a ONG Arraial do Pavulagem, diz que a festa já tomou dimensão internacional e que eles buscam levar para as crianças uma leitura de resgate das tradições e valorização da consciência social promovendo a superação de fatores de riscos que acomentem crianças e adolescentes da região.
"Se nossas crianças tivessem espços adequados para brincar, se divertir e interagir, elas seriam muito fortes e resistentes a prostituição e as drogas. É isso que buscamos quando nossa entidade junto com o Museu do Marajó puxam para si a responsabilidade de ter as crianças numa festa popular com forte expressão cultural" afirma.
São mais de 200 anos de tradição na festividade que já foi tombada como Patrimonio Cultural de Natureza Imaterial do povo do Pará. Dela participam pessoas de diversas partes do Brasil e até do exterior. E fazem parte também as tradicionais corridas de cavalos, a luta marajoara e a prova de tiragem da argolinha.
A festividade será encerrada na tarde do próximo domingo, om a derrubada dos mastros das crianças, dos homens e das mulheres que estão enterrados na frente da cidade desde o ultimo dia 10. Eles serão levados pelas ruas de Cachoeira em meio a tradicional cerimonia da lama, quando todos os participantes lambuzam-se de lama para atrair prosperidade e bonança com a chegada das primeiras chuvas do inverno marajoara.
(DOL, com informações do repórter Dário Pedrosa/Marajó)

Nenhum comentário:

Postar um comentário